quarta-feira, 19 de maio de 2010

I Puritani...




Enquanto me distraio aqui entre leis, decretos-lei, buscas, polícias e gatunagem em geral (como eu adoro esta expressão!!!) ao som do Vieni fra queste braccia da ópera I Puritani, de Vincenzo Bellini, assomou-se-me de repente a questão da crise de valores que hoje atravessamos. A todos os níveis. E eu já não vou para as esferas familiares, ou do foro mais privado. Avanço já mas é para o meio político, qual arca de noé infestada pelas criaturas que eu diria mais engraçadonas da nossa praça. Para não lhes chamar nomes feios, que é, antes de tudo, de muito mau tom. E pode causar fissuras mui profundas. Contudo eu diria, com pouco, mas, ainda assim, algum conhecimento de causa, que esta raça tem duas ou três coisas a aprender ainda com a vida. Em primeiro lugar que não devem achar-se os mais "ui ai", isto é, doutos possuidores do saber e da retórica. Invejo porém o vosso à vontade frente às avultadas turbas que afincadamente vos ouvem. Nisso faço-vos a devida vénia. Mas prosseguindo. Não façam promessas que depois não cumprirão. Isto falando também no campo interno para com os vossos pares, já para não extravasar para as promessas para com a populaça que, tarde ou nunca cumprem. Depois, sejam afáveis, e poupem-me nas doses de cinismo tão caras a Vossas Excelências. Mas, uma vez ferida pelo cinismo, podem ter a certeza que recebem em igual dose. E, já agora, isto é mais para os políticos ao nível local: vejam se investem num personal stylist, a sério. Conheço alguns que vos posso recomendar. E isto vale também para as mulheres que se encontram nesses poleiros. É que, se eles pecam pelo déficit visual, elas exageram... suas exageradonas, onas, onas, onas... Menos, menos. Sabiam que, às vezes, "menos é mais", han?! Estamos entendidas? Investem em tanta pele de raposa, mas depois cadê o protocolo? Aposto que também seriam daquelas que tratariam Sua Santidade, o Papa, por Sua Eminência...tal como o nosso brilhantérrimo Primeiro- Ministro. Shame on you all minhas pérolas do interior deste país (contando que o PM também provém destes lados...). Ufffff...tenho menos três quilos na consciência... Hoje apeteceu-me "descascar", a sério, libertar pensamento. Mas, atenção, que eu também ainda tenho um caminho cheio de buracos para percorrer. Como diz a minha avó...: Estuga-te!!!...




Por favor ouçam mais ópera...esta em particular de que vos falei é um deleite. Isto também é para vocês meus queridos amigos políticos lá da terra...amolece esses vossos corações enraivecidos...podem crer!!! Tenho dito. Ahh..e só mais uma coisinha, que me esqueci. Se Vossas Excelências têm uma esposa ou marido, por favor façam-se acompanhar dos mesmos (as) para eventos oficiais. Fica-vos bem e enaltece os valores da pátria. Tenho dito também. Vielen Dank.

1 comentário:

Prima Silvy disse...

E dizes muito bem! Apeteceu-te desancar e digo-te como sempre foi feito com muito "glamour"...