quinta-feira, 22 de abril de 2010

Aos professores da nossa praça...e não só!




...deixo também um comunicado público. É que deu-me hoje para isto...qual conselheira xica esperta da pátria. Eu admiro o trabalho dos professores. Acho que se esforçam por educar as camadas mais jovens (na sua maioria...), lutam no seu dia-a-dia contra a violência instalada, e combatem ferozmente o insucesso, e transmitem valores, e são modelos a seguir. Eu quero acreditar que sim. E falo dos meus próprios professores. Sempre tive professores exemplares (claro que, também tive alguns energúmenos...mas isso todos temos!), dedicados à causa de ensinar e que me lançaram as bases do que sou presentemente. Assisto, todavia, a uma secundarização do seu tradicional papel. Muito por culpa da política educativa do governo, da distanciação dos agentes políticos e dos efectivos problemas que assolam a escola do século XXI. E não estou aqui a falar dos problemas menores da falta de respeito, e da violência e do bullying, e da má formação por parte das criancinhas. Isso quanto a mim era simples. E tenho de aqui fazer um reparo aos senhores professores. Deixem de ser uns "lerdinhos" e uns moles. Mandem uns berros, batam com o punho na mesa. Vocês não se fazem respeitar é isso, e digo-o com tanta certeza como ter relatos vivos todos os dias em casa. A perda de autoridade por parte destas novas fornadas de professores é aterrorizante. Vão ver que, se imprimirem um ar militarizado (mas com limites!) à vossa sala de aula vai haver benefícios. Para o vosso lado, pois sossegam e leccionam sem afrontas, e também para os alunos, que limam aquelas arestas agrestes. Outra coisa que me tira o sono (é que tira mesmo!) foi a recente administrativização do cargo do professor. Mas afinal o professor é para ensinar ou para preencher papéis e avaliar os seus semelhantes? Ó meus amigos vão mas é ensinar português e matemática, história e geografia. Bem sei que não depende de vós. Mas lutem para que isso mude. É uma tristeza. Mais triste do que corrigir os erros nos testes. Vamos lá contribuir para a melhoria da educação neste nosso país mediano e sem esperança. E é como vos digo...um puxão de orelhas nunca fez mal àqueles putos que o merecem. Não se acanhem. E vós papás galinhas que estão a ler isto...não comecem com as vossas varinices que dá-me já aqui uma comichão na nádega esquerda...