domingo, 12 de setembro de 2010

Esclarecimento devido a certas e determinadas pessoas...


Algumas pessoas com as quais me cruzo por aí me perguntam sempre que me vêem ( e isto especialmente depois de eu ter começado a trabalhar e de não me verem há uns largos meses): "Então mademoiselle já acabaste o teu curso de advocacia não é?" ou "Agora que terminaste advocacia, vais exercer? Já estás a estagiar?". Basta apenas e só dizer que me encho de urticária, faço-me de todas as cores e coloco o olhar 43, isto é, já se calavam com a barbaridade que estão a dizer...Ou pelo menos perguntavam como se diz. Não que as pessoas não tenham o dever de saber, já que hoje se fala tanto no curso de direito. Então porque é que para um médico, todos sabem que é medicina? Também não perguntam: "Então olha lá ó fulano tal, já acabaste o curso de médico de família?". Então meus caros isto é assim. O curso é o de direito, e, quando qualquer pessoa termina o curso de direito é denominado jurista. Até aqui, percebida a lição? Depois, a partir daqui, há uma infinidade de possibilidades. É claro que a maioria da malta, envereda para a carreira da advocacia. E para isso andam a frequentar umas aulinhas na Ordem dos Advogados, um pouco por todo o país e a estagiar num qualquer escritório de advogados. Mas nem só de advocacia é feito o direito. Há a magistratura, as carreiras de inspecção nas Finanças, na Polícia Judiciária, a diplomacia, a carreira docente e de investigação, a carreira de jurista em câmaras municipais e noutras instituições, e por aí fora...entendido? Ufa...é que começo a perder um pouco as estribeiras com isto e mais ainda com o tom completamente sarcástico com que certas criaturas fazem este tipo de pergunta, como se não estivessem rafados de saber. Eu até desculpo alguns vizinhos meus mais humildes que nunca viram o mundo. E mesmo estes já vão deixando de existir. Venham para cá com o "Já terminaste advocacia...." que eu logo vos digo...

Sem comentários: